O que é Ortodontia?

A aparência pessoal é muito importante, inclusive a apresentação dos dentes e do sorriso. Na infância ou adolescência ela é determinante, afetando a autoestima e as relações sociais.
E é aí que entra a ortodontia, na avaliação da qualidade de mordida do paciente e no estudo que irá definir a melhor forma de tratamento, de maneira que se adeque às expectativas do paciente e profissional, buscando uma harmonização do sorriso

A title

Image Box text

Qual necessidade de um tratamento ortodôntico?

Adultos que não realizaram um tratamento ortodôntico durante a infância e adolescência, podem apresentar a mesma preocupação de autoestima e relacionamentos. Além da aparência, a fala e a dicção também podem ser afetadas pelo mau posicionamento dental, influenciando inclusive a carreira profissional. Em muitos casos há uma maior dificuldade na higienização bucal, o que por sua vez aumentam o risco de cárie e o desenvolvimento de doenças da gengiva, como a gengivite. Dentes mal posicionados podem desequilibrar o funcionamento adequado da musculatura mastigatória e ao desgaste dentário.

Como identificar a necessidade de um tratamento ortodôntico?

A distribuição desequilibrada da musculatura poderá provocar dores de cabeça, no pescoço e principalmente na articulação têmpora mandibular. 

Quais os tipos de tratamento?

Existem cinco padrões de tratamento ortodôntico e cada um deles exerce uma função específica, unindo equilíbrio, estética e saúde bucal às expectativas do paciente e do dentista:

– Ortontia convencional

Através do uso de braquetes ,metálicos ou estéticos, promove alinhamento e nivelamento dental.

– Ortodontia sistema autoligáveis

Sistema de alta tecnologia, com uso de braquetes, que permite movimentação dental com menor atrito. Esse processo agiliza o tratamento corretivo significativamente, evitando ao máximo a extração dental e a cirurgia ortognática. O modelo pode ser metálico ou estético.

– Ortodontia com alinhadores ortodônticos (sem o uso de braquetes)

 Uso sequencial de placas transparentes para realizar pequenas movimentações dentárias, e é no modelo estético.

– Ortopedia dos maxilares

Uso de aparelhos que estimulam um melhor posicionamento dentário e muscular. 

– Aparelho para ronco

É usado para dormir e posicionado onde a musculatura será adequada para melhorar a passagem do ar e assim diminuir o ronco.